Exames

CALCITONINA BASAL E POS PENTAGASTRINA

AMOSTRA
Soro. 1,0 ml para cada amostra.
 
ATENDIMENTO
Prova hormonal realizada apenas nas unidades Aeroporto e Vila Brasilia de segunda a sexta até 10:00 horas. Anotar medicamentos em uso. Informar ao paciente o tempo de espera no laboratório. Necessita acompanhamento médico durante a realização da prova. Nota: O medicamento deve ser fornecido pelo cliente.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum 8 a 14 horas. É contraindicado fazer este exame em clientes portadores de gastrite crônica, úlcera péptica e em grávidas.
 
COLETA
Manter o paciente em repouso deitado durante 15 minutos.
Calcular a dose de pentagastrina a ser administrada. A dose é de 0,5 microg⁄kg de peso. Cada ampola de pentagastrina contém 40 microg em 2 ml de solução de soro fisiológico.
Colher amostra basal para dosagem de calcitonina.
Administração endovenosa da pentagastrina com duração da infusão de 5 segundos.
Colher amostras nos tempos 2, 5, 10 e 15 minutos após o início da infusão da pentagastrina.
Na seção técnica: centrifugar, separar o soro e congelar. Manter a amostra congelada até a realização do exame.
 
MÉTODO
Quimioluminescência.
 
VALORES REFERENCIAIS
<=  5,0 pg⁄ml: Mulheres, basal.
<=  8,4 pg⁄ml: Homens, basal.
 
Após administração de pentagastrina: Em indivíduos normais ocorre resposta secretora que näo atinge 100 pg⁄ml. Nos casos suspeitos de CMT säo atingidos níveis entre 100 e 200 pg⁄ml. Nos casos sugestivos de CMT geralmente säo encontrados níveis >200 pg⁄ml.
INTERPRETAÇÃO
A calcitonina é um hormônio produzido pelas células C parafoliculares na tireóide. Sua secreção é estimulada pelo cálcio e pela pentagastrina. A calcitonina diminui a reabsorção óssea osteoclástica. A dosagem de calcitonina encontra-se elevada no carcinoma medular de tireóide (CMT), em alguns pacientes com câncer de pulmão, mama ou pâncreas, nas pancreatites, tireoidites, falência renal, Síndrome de Zollinger-Ellison, anemia perniciosa, gestação e recém-natos. Encontra-se diminuída na agenesia tireoidiana. Sua maior utilidade é para o seguimento dos pacientes com carcinoma medular da tireóide. Em alguns pacientes com carcinoma medular da tireóide, especialmente naqueles com a forma familiar, a calcitonina basal pode estar normal; entretanto, um incremento acentuado é observado após a infusão de secretagogos. Resultados falso-negativos aos testes de estímulo com pentagastrina ocorrem em indivíduos com positividade para a mutação do RET proto-oncogene. Os níveis de calcitonina sérica não conseguem diferenciar entre a hiperplasia de células C e o microcarcinoma medular.

Sinonímia

CALCIPG; CALCITONINA BASAL E POS PENTAGASTRINA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

5 Dias

Matarial

Em que podemos te ajudar?