AMOSTRA
Swab vaginal e anal 1 un.
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições. Anotar medicamentos em uso. O uso de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em alguns casos, pode interferir no resultado.
PREPARO DO PACIENTE
O exame deve ser realizado em gestantes entre a 35ª e a 37ª semanas de gravidez ou conforme orientação do médico assistente. Não fazer uso de cremes, óvulos vaginais, ducha nas últimas 48 horas antes da coleta.
COLETA
COLETA DEVERÁ SER FEITA PELO MÉDICO. O laboratorio não realiza essa coleta.
MÉTODO
Cultura em meio Cromogênico Streptococcus B e Caldo Granada. VITEK BioMerieux.
VALOR REFERENCIAL
Cultura negativa.
INTERPRETAÇÃO
O Streptococcus agalactiae ou Estreptococo beta-hemolítico do grupo B (GBS) é um microrganismo habitualmente encontrado como integrante da microbiota do trato gastrointestinal e⁄ou trato gênito-urinário. Os índices de colonização em gestantes variam de 10 a 30% em função da população estudada. E cerca de 1 a 2% das crianças nascidas de mães colonizadas com GBS e não tratadas, desenvolvem a doença. A identificação de gestantes colonizadas com esta bactéria e a quimioprofilaxia no início do trabalho de parto, reduzem a morbidade e mortalidade da infecção por este agente em recém-natos. A coleta deve ser feita entre a 35ª e a 37ª semanas de gestação e os materiais clínicos a serem coletados são secreção vaginal (intróito) e swab retal.
A realização do antibiograna e recomendado em casos de história de alergia à penicilina. Ampicilina é uma alternativa, e com risco de anafilaxia, clindamicina e eritromicina são recomendados. Caso a cepa seja resistente à estes dois antimicrobianos, administrar vancomicina.